Aos Padrinhos e Madrinhas ( reflexão) Leiam!
A responsabilidade e honrra em ser padrinho!
Está chegando o grande o momento!!!
E para este dia tão especial, precisamos de pessoas igualmente especiais. Pessoas com quem sempre possamos contar na jornada do matrimônio, que nos ajudem a enxergar situações novas, nos encorajem e fortaleçam nossos propósitos, que se façam presentes para nos lembrar que nunca estaremos sós e quão importante é compartilhar nossas alegrias, sonhos, lágrimas...
Temos orgulho de amigos como vocês, e, a partir de hoje, vocês serão promovidos a padrinhos do nosso casamento.
O apadrinhamento é o termo utilizado para denotar a ação de alguém que seja padrinho ou madrinha, ambos indivíduos que se comprometem a cuidar de alguém. No casamento, os padrinhos surgiram para apoiar e ajudar o noivo a manter a ordem em seu casamento. Era como um braço direito e um apoio amigo. A tradição da escolha de um padrinho é, na realidade, um costume que remonta à antiguidade, quando se escolhia um bom amigo para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.
O que podemos extrair deste conceito? É que, acima de tudo, o apadrinhamento tem a função de proteção! Trazendo para a modernidade, podemos então entender que o padrinho e a madrinha de casamento servem para dar segurança, carinho, amor e especialmente estar sempre cobrindo espiritualmente os noivos com oração!
O compromisso dos padrinhos não é só o de estar ali, compondo seu lugar na cerimônia de casamento. Quando escolhemos vocês, pensamos em alguém com quem pudéssemos contar sempre, alguém que pudesse nos ouvir, aconselhar e amparar. Padrinhos que nos acompanhem antes, durante e por toda a vida de casados, que curtam conosco os melhores momentos, mas que também estejam presentes nas horas difíceis. Padrinhos são verdadeiros anjos da guarda, que cuidam, oram, dão força e estão ali, prontos para ajudar no momento em que mais se precisa deles.
“O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo”. (Provérbios 27-9)
Atenciosamente, Iracema e Bigode